OBJETIVOS E APRENDIZAGEM
Ao finalizar o estudo desde capítulo, o aluno deverá conhecer:
• A evolução da Administração desde a Antigüidade até os dias
atuais - Idade Contemporânea.
• A conceituação dos princípios básicos de Administração.
• O conteúdo e o objeto de estudo da Administração.
• A importância da Administração para a sociedade atual e as
perspectivas futuras, enquanto ciência.
PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da
Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e
econômicos,
caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do
passado.
As características mais marcantes nas organizações, em meados do
século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando
em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época
a
sociedade era diferente dos dias atuais.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter
científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos,
contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho,
cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A
República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios
públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a
organização
do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos
povos da Antigüidade, foram importantes, como:
• Egípcios – burocracia administrativa.
• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das
mesmas.
• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de
transportes (precursores da Logística atual).
• Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de
estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade
na administração.
• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de
empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.
• Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e
estratégia militar.
O Renascimento, período histórico de grande destaque para as Artes
e outras ciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção
diferenciados, e conhecimentos em documentações para melhorar o
controle nas empresas que existiam.
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja
Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de
atividades
e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que
repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia
e
obediência à hierarquia.
No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado,
foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois
acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a
vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de
trabalho
que modificou os padrões econômicos e sociais da época.
Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da
indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria
têxtil);
e grande aceleração dos transportes e das comunicações.
A partir do século XIX, as mudanças nos países mais desenvolvidos,
na época, Inglaterra (Europa) e Estados Unidos (América do Norte),
ficaram
mais concentradas nas estradas de ferro e nos empreendimentos privados
(empresas particulares). As estradas apressaram a urbanização, que como
consequência, exigiu a industrialização de setores de primeira
necessidade:
alimentação, vestuário, habitação, iluminação, etc.
Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de
estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção
nas empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste
período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem
como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,
tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência,
ou
seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a
outro, (CHIAVENATO, 2003).
Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente
da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos
de
Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e
controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos
das
organizações.
Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as
pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros
(organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas
metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e
que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança,
a
execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as
quais o ato de administrar estaria incompleto.
IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir
maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se
imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que
estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior,
na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e
menores custos.
A Administração passou a ser vista como de fundamental importância
para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a
sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
A Tecnologia da Informação passou a ter domínio, produzindo grandes
avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas
técnicas, modernizando suas estruturas, (CHIAVENATO, 2003).
Estes avanços e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si
mesmos, não produzirão efeitos, se a qualidade da administração a ser
usada nos grupos organizacionais não permitir uma boa aplicação dos
recursos disponíveis, humanos e materiais.
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá identificar:
• As habilidades necessárias ao administrador.
• O que é necessário para desenvolver as habilidades técnica,
humana e conceitual.
• Quais características fazem parte das competências do
administrador.
TIPOS DE HABILIDADES
As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas
nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de
acordo
com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua
existência.
Habilidade, segundo Lacombe (2003), é a capacidade que o ser
humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou
serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.
Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador
necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa
tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica,
humana e conceitual.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e
domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com
o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber
utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de
tarefas específicas.
• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com
pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à
facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a
13capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver
conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio
delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da
cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação
dos mesmos.
• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior
conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional
com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.
Implica a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e
abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o
pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a
formulação de alternativas de solução de problemas.
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR
Competência pode ser definida como a qualidade de quem é capaz de
analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou
problemas (CHIAVENATO, 2003).
Ainda, segundo o mesmo autor, para ser plenamente capaz de
administrar uma organização, o administrador deve ter algumas
competências que são essenciais:
• Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a
dependência mútua de outras funções;
• Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informações, e
mantendo sua liderança;
• Ser pró-ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da
organização;
• Ser comunicativo, negociador e mantenedor de relações de
natureza profissional e interpessoal.
Devido às rápidas mudanças do mundo corporativo, as competências
terão um caráter mais durável, devendo ser mais bem fundamentadas,
maior patrimônio pessoal, uma espécie de capital intelectual. E para ser
bem sucedido profissionalmente, necessita desenvolver três competências
essenciais e duráveis – o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
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