quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fordismo


       Henry Ford, americano, nascido em Dearborn, Michigan em 30/07/1863 viveu até 1947. Fundou em 1899 a Detroit Automobile Company, empresa que se dissolveu mais tarde. Anos depois organizou a Ford Comp.
Ford adotou uma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis, utilizando princípios da administração científica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores foram colocados em seqüência na fábrica de Ford de modo que um automóvel pudesse ser montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel. Utilizava-se energia mecânica e uma esteira para extrair o trabalho dos trabalhadores. Do mesmo modo, a fabricação das partes também foi radicalmente modificada. (Racionalização do Trabalho – Adam Smith).
Os custos caíram significativamente e o Modelo-T tornou-se o primeiro carro accessível a maioria dos americanos (custava U$$500,00) e Ford dominou o setor por muitos anos.
    Vantagens:
               Permite a redução de vários tipos de esforços não produtivos;
Cada trabalhador repete uma ou poucas tarefas relacionadas, que utilizam à mesma ferramenta, realizando operações praticamente idênticas no fluxo de produtos;
Trabalhador gasta pouquíssimo tempo obtendo ou preparando materiais e ferramentas;
               A probabilidade de um erro humano ou de variação na qualidade também é reduzida.
Desvantagens:
A produção em massa é inflexível e torna difícil a alteração no desenho de um processo de produção cuja linha de produção já foi instalada;
Todos os produtos produzidos por uma linha de produção serão idênticos ou muito similares, e não podem ser criados para atender gostos e preferências individuais.
O fordismo teve seu ápice no período posterior a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 50 e 60, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados;
A rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio.
Contribuições da Administração Científica
  • Fomentou uma abordagem racional para a solução dos problemas organizacionais;
  • Estabeleceu os alicerces para a profissionalização da administração.
    Críticas à Administração Científica
Aumentar a eficiência provocaria o desemprego;Administração Científica nada mais era que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
Principais limitações da Administração Científica
Pressupostos a respeito do que motivava o ser humano: necessidades econômicas e físicas apenas;


O filme Tempos Modernos é muito usado para os estudos sobre fordismo, com ele entendemos melhor sobre o modo de produção :
http://www.youtube.com/watch?v=EGSY3FsOJn0

Nenhum comentário:

Postar um comentário