quinta-feira, 17 de maio de 2012

Teoria das relações Humanas


A Teoria das Relações Humanas surgiu com conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, sendo um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores deNova Iorque, em1929. Com a "Grande Crise". O princípio base da Teoria das Relações Humanas é de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensantes no local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e ao controlo administrativo. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.
 As três principais caraterísticas desses modelos são:
-O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
-O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
-Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação           social, prestígio, e auto-realização

A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

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