A
Teoria das Relações Humanas surgiu com
conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e
seus colaboradores, sendo um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande
Depressão criada na quebra da bolsa de valores deNova Iorque, em1929. Com a
"Grande Crise". O princípio base da
Teoria das Relações Humanas é de que o homem tem necessidades sociais, deseja
relacionamentos recompensantes no local de trabalho e responde mais às pressões
de grupo do que à autoridade dos superiores e ao controlo administrativo. As novas idéias trazidas
pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação
das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar
de forma mais complexa os seres humanos. Essas teorias criaram novas
perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e
sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.
As
três principais caraterísticas desses modelos são:
-O
ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e
mecânico.
-O
homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem
biológica.
-Todos
os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação
social, prestígio,
e auto-realização
A
partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada
de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles
trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e
percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como
forma de regulamentação social.
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