A
administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de
planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a
definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas
prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
Pode ser
iniciada a partir de um planejamento estratégico por meio do qual se estabelece
metas, prioridades e medidas de desempenho. Sua utilização nos dias de hoje é
inadequada, já que foi formulada num período bastante diferente dos atuais que
é caracterizado por grande competitividade, rápidas alterações tecnológicas e
maior exigência em relação à qualidade e desempenho do produto final.
A APO
pode ser caracterizada pelo estabelecimento dos objetivos que é feita entre
superiores e subordinados de maneira que seja possível de ser alcançado e
distribuído para diferentes departamentos da organização de modo que cada meta
é relacionada a outra, o que resulta em interatividade pessoal e maior controle
e conhecimento dos resultados atingidos. Também se caracteriza pela reciclagem
dos funcionários, o que os torna cada vez mais qualificados e na reciclagem dos
projetos que conforme é atingido aumenta sua porcentagem, de modo que os funcionários
sempre superem suas metas e expectativas.
A APO
avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o
que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem
seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.
Os
objetivos podem ser divididos em:
Estratégicos:
Quando englobam toda a organização de modo que seja executado em longo prazo.
Táticos:
Quando são distribuídos para cada departamento da organização que prevê a
interação entre departamentos e sua execução em médio prazo.
Operacionais:
Quando são focados para cada atividade, exercida pelos funcionários onde se
pode tornar detalhado e executado em curto prazo.
Para a
formação de metas, é necessário que a organização faça um estudo detalhado de
mercado interno, das limitações e possibilidades da organização, do mercado
externo focando os fatores econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos,
alternativas para que se consiga alcançar os objetivos traçados e da concorrência,
verificando o desempenho de outras organizações, a estatística relacionada à
necessidade do público.
Como todo
processo, a Apo também possui seus pontos frágeis que podem levar uma
organização ao fracasso sendo a baixa participação dos altos diretores, a
fixação de objetivos numéricos como base, a simplificação de todos os
procedimentos relacionados ao objetivo lançado, a falta de participação de
todos os funcionários da organização, a confiança de execução do projeto como
um todo a pessoas desqualificadas, a falta de avaliação de seus objetivos
deixando-os ao léu, a relevância a metas estabelecidas para os gerentes focando
somente os objetivos gerais da companhia e o abandono do sistema após ser
inicialmente aplicado.
É
importante, quando se utiliza a Apo, que as metas sejam estabelecidas por
completo de forma clara para que atenda às expectativas da organização além de
ser realmente entendida pelos funcionários que os executará. Também é
importante avaliar o processo antes de iniciar sua utilização para que não seja
defasado e/ou incompleto.
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